21/08/2013
A aula foi breve pois antes teve apresentação do coordenador explicando questões burocráticas e físicas da universidade. Quando faltavam 40 minutos mais ou menos, o professor deu uma aula flash porém muito produtiva. Eu queria ter guardado tudo o que ele disse, mas foi tão dinâmico que nem metade eu gravei. Salve salve o auxílio da internet, de alguns livros e as anotações \o/. Trecho do livro Princípios da Publicidade do Gilmar Santos, conta de forma interessante o que o professor nos passou em sala de aula, vejam o apud do apud (urgh) :
¨Segundo Malanga (1979), alguns historiadores especulam sobre a existência de táticas promocionais desde a pré-historia. Ao colocar peles de animais nas entradas das cavernas, os trogloditas estavam querendo comunicar aos que por ali passassem que eles dispunham daquele tipo de material e estavam dispostos a troca-los por outros objetos. Porem, a mais remota documentação histórica é um papiro egípcio do ano 1000a.C., comunicando a fuga de um escravo (Brewster, Palmer e Ingraham apud Malanga 1979) .¨[...]As ferramentas de publicidade pouco evoluíram até o advento da imprensa de tipos moveis, inventada por Gutenberg. Antes disso, os textos tinham de ser escritos um a um, atividade desempenhada pelos copistas, quase totalmente monopolizada pela igreja, que assim exercia o seu controle sobre as crenças e ideias dos indivíduos...¨
Em 1808 surgiu o primeiro jornal impresso chamado Gazeta do Povo. Assim sendo nessa época, os anúncios se limitavam ao desaparecimento ou venda de escravos, venda de imoveis, festas, anúncios de caráter simples e/ou pessoal.A ascensão da publicidade se veio na revolução industrial. Se antes as pessoas iam atras de produtos, na era industrial eram os produto que iam atras das pessoas.
¨ Nessa primeira fase, a publicidade era bem rudimentar em seu aspecto estético, tanto textual quanto visual. Os reclames limitavam-se a informar a disponibilidade de bens e serviços, não tinham a menor preocupação em atrair a atenção de leitores. Apenas com o fortalecimento de uma incipiente classe mercantil, no final do seculo XIX, é que a concorrência impulsionou a modernização das praticas comerciais, exigindo a elaboração de peças publicitarias mais ousadas.¨
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